Casamento ao ar livre, do Rio de Janeiro a destination: dicas para realizar
Compartilhe
Um casamento feito ao ar livre é sempre especial, seja nas praias do Rio de Janeiro, nos espaços de Niterói, nas praias de Búzios ou Angra ou até em um destination wedding! Como fotógrafo de casamento, é uma delícia ter como cenário os detalhes a céu aberto. Sem dúvidas, um casamento ao ar livre traz boas fotos para o álbum de fotografia.
No entanto, é preciso atenção para que o casamento a céu aberto tenha toda a perfeição que os noivos merecem. Para se ver livres de problemas causados por ventania ou pela chuva, por exemplo, o casal deve ficar de olho em alguns elementos fundamentais na organização de um casamento.
Portanto, para os noivos que estão se decidindo este formato de casamento, trouxe algumas dicas para que o grande dia seja realmente inesquecível!
O lugar certo para um casamento ao ar livre
No momento de decidir onde será o casamento ao ar livre, os noivos devem se atentar a alguns detalhes:
- É de fácil acesso aos convidados?
- Será que venta muito ou faz muito barulho?
- Compensa custear o transporte dos convidados?
- Como serão transportados os itens de decoração e os equipamentos do buffet?
Não deixar dúvidas sobre as perguntas acima é o ideal no momento de fazer a escolha do lugar que será realizado o casamento a céu aberto. O ideal é que os noivos visitem o espaço em um mesmo dia e horário da semana para poder ter certeza de como será no dia do casamento.
Plano B para o casamento a céu aberto
Para evitar um desastre no dia do casamento, os noivos devem ter em mente um plano B. O ideal é que o mesmo lugar escolhido para o grande dia tenha uma área coberta. Dessa forma, o casal terá como continuar a cerimônia ou a festa caso caia uma chuva ou ventania, por exemplo. Também há a opção de alugar algumas tendas, caso o local não ofereça um espaço coberto que abrigue todos os convidados.
Autorização para se casar ao ar livre
Os casais que escolheram locais públicos como praças, praias ou parques devem retirar autorização na prefeitura da cidade escolhida. Dependendo do local é necessário o pagamento de uma taxa. Portanto, é sempre bom consultar os orgãos responsáveis para que o casamento ao ar livre não seja impedido por questões burocráticas.
Transporte dos convidados
Se o local escolhido para o casamento ao ar livre for de difícil acesso ou fora da cidade dos convidados, os noivos podem fazer a locação de um ônibus para o transporte. Para os convidados que optarem ir de carro, o casal deve fornecer um mapa, já que o GPS pode não ter sinal dependendo do local escolhido para o dia do casamento.
Buffet para casamento ao ar livre
A hora de contratar o buffet para o casamento ao ar livre também são necessárias algumas atenções:
- Checar se o fornecedor de bebidas e comidas tem experiência em preparar os pratos e servir os convidados em ambientes ao ar livre;
- Conferir se o lugar escolhido tem estrutura adequada para que o buffet possa executar o seu trabalho com perfeição no dia do casamento;
- Procure, portanto, explicar tudo para o buffet e, se possível, levar os responsáveis pela alimentação do dia do casamento ao local escolhido. Assim se faltar algum equipamento ou outro item eles já vão saber o que deve ser providenciado!
Além das dicas acima, os noivos que pretendem realizar o casamento ao livre devem deixar tudo muito bem explicado para a assessora ou cerimonialista do casamento. Assim, elas terão as melhores dicas para que no seu casamento a céu aberto não ocorra nenhum problema.